Mais perto das pessoas

Coronel Worney assume o comando regional da BM com ideia de aproximação

Mauricío Araujo

"

Desde esta terça-feira, o Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO), com sede em Santa Maria, estará sob o comando do coronel Worney Dellani Mendonça. A solenidade de troca de comando também marca a saída do atual comandante, o coronel Jaime Machado Garcia, que irá para a reserva.

Ex-comandante Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), responsável pelo policiamento de Santa Maria, Worney tem um propósito: aproximar a Brigada Militar da comunidade e, com isso, engajar as pessoas como protagonistas da segurança pública. Para isso, ele tem projetos ancorados em três pilares: operações especiais, policiamento ostensivo e policiamento comunitário.

Com uma defasagem de 30% no efetivo das 29 cidades da região que atenderá (hoje, são 1,1 mil policiais), Worney aposta em operações conjuntas com outros órgãos para reforçar a segurança. Além disso, quer colocar mais policiais nas ruas criar um projeto de policiamento comunitário.

Na prática, o policiamento comunitário ocorrerá em fases: depois de fazer um diagnóstico da situação de bairros e vilas, haverá reuniões com a comunidade para buscar soluções.

– É preciso mudar o conceito de comunidade. Todos precisam estar atentos a si próprios, aos seus vizinhos e a sua praça, zelando pela segurança. Tudo isso com apoio da Brigada Militar. Precisamos trabalhar juntos, com outros órgãos e organizações. Mudar o comportamento atual – diz o comandante.

Segundo Worney, em outras Estados e países, projetos como esses deram certo, pois envolvem a sociedade em torno da causa. Quanto aos policiais, ele ainda reforça:
– Todos os policiais devem ser agentes junto à comunidade onde vivem.

Troca-troca de cadeiras

Quem também deixou o cargo foi o tenente-coronel Sidenir Cardoso, que estava à frente do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) de Santa Maria. Ele assumiu o comando de Policiamento Metropolitano de Canoas. O comando da Brigada Militar (BM) em Porto Alegre deve definir até a próxima semana quem assumirá o cargo em Santa Maria. Até lá, o regimento está sob a responsabilidade do subcomandante Paulo Antônio Flores de Oliveira.

QUEM É ELE

- Nome – Worney Dellani Mendonça
- Idade – 51 anos
- Cidade natal – Tapes/RS
- Quanto tempo em Santa Maria – 44 anos
- Anos na Brigada Militar – 33 anos
- Cargo anterior – Departamento de Logística e Patrimônio da Brigada Militar, em Porto Alegre
- Quanto tempo esteve à frente do último cargo – 8 meses
- Cargos anteriores – comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste, em Santa Rosa; subcomandante e comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do 1ºRPMon, em Santa Maria e comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar

O QUE ELE PENSA SOBRE NOSSO PROBLEMAS

Falta de policiais nas ruas
“De dezembro a março, há um remanejo de policiais para as operações nos litorais. Isso diminuiu também nosso efetivo. Mas não são só os policiais nas ruas. Existem um conjunto de fatores para reprimir os crimes e, isso, incluí a comunidade. Certamente vamos analisar e diagnosticar cada espaço da cidade e procurar solucioná-los. Isso incluí colocar policiais nas ruas, conforme nossas possibilidades.”

Assaltos a pedestres
“Temos condições de avaliar os horários e os locais onde mais acontece esse crime. Faremos isso. Para solucionar, vamos realizar condutas preventivas, com mais patrulhamento e abordagens nas áreas detectadas.”

Arrombamento em casas
“É uma situação semelhante a assalto de pedestres. Temos que detectar cada local e achar soluções junto à comunidade. Entretanto, a sociedade precisa atentar para pontos como zelar pela sua segurança e a do vizinho, fechar bem as janelas e portas. E os moradores de condomínios, fechar as garagens. São cuidados básicos"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescente é morta a facadas em Rosário do Sul

Próximo

Mais um passo para obra do hospital-escola da Unifra

Geral